Operação Urbana Água Espraiada

Trata-se de intervenção urbanística promovida pela Prefeitura do Município de São Paulo, visando à implantação do Parque Linear na superfície do prolongamento da Av. Jornalista Roberto Marinho, até a Rodovia dos Imigrantes, incluindo sistema viário e um programa habitacional de interesse social com 4000 unidades habitacionais, destinadas às famílias removidas das favelas no processo de urbanização, das quais 500 unidades habitacionais foram por nós projetadas, distribuídas em cinco conjuntos habitacionais – Área 2 com 15 U.H., Área 4 com 167 U.H., Área 5 com 134 U.H., Área 11/12 com 38 U.H. e Área 18 com 102 U.H. -, localizados em terrenos desapropriados pela prefeitura nas proximidades das comunidades a serem desativadas.

Foram criadas plantas para as unidades habitacionais, geradoras das tipologias dos prédios, específicas para cada terreno. São apartamentos com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço com 50m² de área, e com três dormitórios com 60m², ventilação cruzada e com acessibilidade universal. As tipologias dos prédios são todas em lâminas, com corredor longitudinal servindo às unidades, conjunto de escada à prova de fumaça e dois elevadores.

Nos pavimentos térreos são previstas áreas de pequenos comércios e áreas institucionais. Foram propostos itens como modulação, padronização dos vãos, coordenação modular dos elementos e componentes construtivos e de economia com janelas que abrem 100% do vão para iluminação e ventilação, economizadores de vazão de água em torneiras e chuveiro, lâmpadas de baixa potência e alto rendimento e medições individualizadas de energia elétrica, água e gás.