Programa Habitacional Paraisópolis

Paraisópolis, antes do início do processo de reurbanização, era a segunda maior favela da cidade de São Paulo, com 60.000 habitantes. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Superintendência de Habitação Popular – HABI atua na área, dotando a comunidade de infra-estrutura e equipamentos urbanos e sociais.

O Projeto Habitacional para abrigar 1.000 famílias cujas casas estão sendo removidas nas áreas de reurbanização da Favela Paraisópolis, foca a inserção destes novos edifícios ao mesmo tempo integrando-os à favela existente e fazendo a interface com o bairro de edifícios altos adjacente.

O Conjunto Habitacional Paraisópolis é constituído por 07 Condomínios: A, B, C, D, E, F e G, independentes entre si.

Os condomínios A, B, C, E, F e G são constituídos por blocos lineares, composto por módulos conectáveis, com 4 pavimentos superiores, acima de um pavimento intermediário considerado como térreo, e com 1 a 4 pavimentos inferiores abaixo do térreo, em escalonamento que acompanha a declividade do terreno. Esta característica das edificações dá personalidade específica para cada bloco dos condomínios, resultando um conjunto de edificações diferenciadas entre si.

No pavimento designado como térreo, situa-se a circulação coletiva de acesso às prumadas das escadas, tendo o espaço remanescente previsão para a instalação de atividades comunitárias como educação, lazer, centro comunitário, convivência de crianças, jovens e idosos, etc. Neste pavimento, junto a circulações verticais, foram locadas as câmaras de eletricidade. Em cada condomínio determinados blocos terão unidades acessíveis neste pavimento térreo.

Prumadas distintas de escadas distribuem os fluxos destinados aos pavimentos acima e abaixo do térreo, atendendo em cada andar a 4 unidades habitacionais.

O condomínio D é constituído por blocos isolados, com 4 pavimentos superiores, acima do pavimento térreo. No pavimento térreo de cada bloco estão localizadas unidades acessíveis e áreas cobertas comuns. Também no pavimento térreo, com acesso independente e não comunicante com as áreas habitacionais, estão localizados pequenos comércios, cuja localização foi determinada pela equidistância dos demais condomínios, a fim de permitir interação social com as diversas partes da comunidade e suprir necessidades do cotidiano.

As áreas úmidas das unidades habitacionais formam o núcleo hidráulico, e são concentradas junto à entrada da unidade, de modo a permitir maior flexibilidade na divisão de seus ambientes internos. O projeto prevê a entrega das unidades com subdivisão em 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

A flexibilidade de organização da planta da unidade é total, podendo ser retiradas todas as paredes internas e reposicionadas em outros pontos, permitindo lay-outs diferenciados conforme a necessidade do usuário.

Sistema Construtivo
O sistema estrutural adotado, foi o de paredes portantes de alvenaria de blocos de concreto, que recebem armadura de aço e preenchimento com grout em determinados furos dos blocos. Existe continuidade na estruturação da parede, prevendo as aberturas das janelas das unidades. Esta modulação em virtude da dimensão dos blocos, resulta no ritmo de cheios e vazios da fachada das edificações. As paredes estruturais estão localizadas na periferia de cada unidade e as paredes internas são simplesmente de divisão, sem caráter estrutural, para permitir sua flexibilização já mencionada.

Revestimentos
O revestimento das paredes externas é impermeabilizante e à base de resinas, pigmentos e quartzo, diretamente aplicados sobre a alvenaria das paredes. Este revestimento confere qualidade e durabilidade, e permitiu que fossem também especificadas diferentes cores para cada condomínio, como forma de identificação e diferenciação por parte dos moradores, dos usuários, da comunidade e dos visitantes. As unidades são entregues com revestimento cerâmico no piso do banheiro e na área de serviço, e nas demais áreas fica a critério do morador a aplicação do piso, visto que em experiências anteriores há constatação de que há preferências individuais, que não podem ser satisfeitas caso a caso durante a obra.

Janelas
Todas as janelas das unidades são de alumínio com pintura eletrostática na cor branca e seu design, prevendo janelas de correr pela face externa das paredes, permite a abertura de 100% do vão das janelas para ventilação e iluminação dos ambientes, gerando um nível ótimo de higiene e conforto. A visualização externa do conjunto da edificação, em função do design dos caixilhos confere contraponto entre aberturas e fechamentos das janelas, diferenciado em cada unidade, além da horizontalidade da faixa de caixilhos desejada.

Áreas externas
As áreas de lazer externas foram contempladas com equipamentos como bancos de estar e brinquedos para crianças, fabricados em madeira certificada. Está previsto também a implantação do projeto de paisagismo em todos os condomínios, prevendo áreas de sombra, de resfriamento do ar quente, com espécies nativas do Brasil e frutíferas, assim como espécies de forração e gramados.

Acessibilidade
Está prevista acessibilidade em todos os condomínios, sendo previstas unidades habitacionais para portadores de necessidades especiais ou deficientes, localizadas no pavimento térreo, intermediário, com acesso direto do nível da entrada do condomínio até estas unidades. As unidades habitacionais acessíveis, foram projetadas para permitir a locomoção e o acesso aos ambientes e aos equipamentos internos por usuário de cadeira de rodas.

Áreas das Unidades Habitacionais:
Tipologia Conectável (Condomínios A, B, C, E, F e G)
Área Total, incluindo paredes: 54,45m²
Tipologia Isolada (Condomínio D)
Área Total, incluindo paredes: 54,45m²
Área da Unidade Comercial: 13,47m²